Resumo dos concursos

 

“É porque tenho algo a dizer e quero que a minha voz seja ouvida!”

Esta é, de longe, a resposta mais comum quando se pergunta aos participantes nos concursos da Global Dialogues – mais de 200 000 jovens, até ao momento, de 75 países – por que participaram.

Nos concursos da Global Dialogues, jovens do mundo inteiro fazem-se ouvir, ao criarem histórias para curtas-metragens, sobre temas como o VIH/SIDA, sexualidade, violência contra mulheres OU álcool, drogas e sexo. Os concursos são uma oportunidade única para os jovens quebrarem o gelo na abordagem de temas tabu e partilharem os seus pontos de vista com outros – incluindo membros da sua família – frequentemente, pela primeira vez nas suas vidas.

Os participantes criam histórias ficcionais ou relatam histórias verídicas que viveram e que querem divulgar. Todas essas histórias são analisadas por júris que, não só selecionam os vencedores, como também adquirem um conhecimento muito mais profundo dos pensamentos e sentimentos dos jovens. A principal função dos jurados é ouvir e aprender com os jovens; depois, partilham esse novo conhecimento com decisores chave.

As ideias vencedoras são convertidas em filmes da Global Dialogues, por alguns dos realizadores mais conceituados do planeta e por novos talentos do cinema, e chegam a 200 000 000 pessoas, por ano, on-line e via TV.

Esperamos que ponderem participar, quer criando histórias ou – se tiverem mais de 24 anos – apoiando jovens no seus esforços e divulgando os concursos da Global Dialogues. Obrigado!

Stephanie Balmir do Haiti, vencedora do Grande Prémio do concurso de 2014 da Global Dialogues